sexta-feira, 3 de julho de 2009

Drogas???

Saudações meus caros!

Antes de dar início ao Post, gostaria de fazer algumas considerações.
Quando comecei o Blog, por incentivo de um grande amigo (O McArtur, que aliás tem um blog de altíssima qualidade o Eterno Atrito,o link ta ali do lado, tem coisas boas por lá), não esperava que outras pessoas além dele caíssem por aqui tão cedo, e para minha surpresa, não é que apareceram mesmo? E surpreendentemente algumas até gostam do que eu escrevo. Agradeço a todos que estão acompanhando o Blog, agradeço também os comentários postados e as dúvidas que chegam por e mails e msn, aliás, vcs precisam perder a vergonha e postar publicamente aqui no blog galera!As vezes a dúvida de vocês é a mesma de outros!! hehehehe bom, mas de qualquer forma continuem entrando em contato q eu vou responder com muito prazer!! =)
Acabei fazendo ótimas novas amizades (Bjus Lisi!!) e ganhei até um colaborador que hoje oficialmente posta aqui no H.C, espero que este seja o primeiro de muitos outros posts! Apresento a vocês Cérbero( pra quem não sabe, Cérbero é o cão de três cabeças que vigia o portão do mundo subterrâneo de Hades. Po, o cara caprichou no Nick, queria ter pensado nisso antes! ¬¬ )Bom, acho que era isso! Mais uma vez agradeço a todos por acompanharem o Blog , toda participação é muito bem vinda!! Acreditem, já ganhei muito com essa "brincadeira" de Blog!

ESTE POST É DE UM COLABORADOR DO BLOG, POSSO DISCODAR DAS IDÉIAS AQUI ESCRITAS, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DIREITO DE SEREM POSTADAS.


Herege


Drogas???


Convivemos com muitas drogas no nosso dia a dia. Muito mais do que aqueles que repreendem qualquer droga possam imaginar. Droga, nesse contexto em que se apresenta, seria como qualquer coisa que sirva para "retirar" o sujeito do seu estado de consciência ou de espírito para um "mundo" alternativo. Portanto, se encaixa nisso a televisão, o computador, o café, o cigarro, o chocolate etc. São muitas as maneiras que as pessoas encontram para se aliviar do fardo da rotina. Muitas vezes viciando naquilo.


Mas não estou repreendendo qualquer maneira de se "drogar". Pelo contrário. Muitas pessoas se tornam mais amenas e calmas quando utilizam uma dessas substâncias, qualquer que seja, no seu dia a dia. Sabe aquela sensação maravilhosa de chegar em casa depois de um daqueles dias no trabalho e você simplesmente senta-se no sofá e se torna "dono do mundo"??? Pois é, esse é um dos efeitos da droga virtual, em que você se esquece dos problemas e relaxa e goza...


Uma das melhores concepções de televisão como droga eletrônica que encontro é a de Marie Winn, no livro "The Plug-In Drug":


"Como as drogas e o álcool, a experiência com a televisão permite que o participante bloqueie o mundo reale entre num estado mental agradável e passivo. As preocupações e ansiedades da realidade são afastadas ao nos obsorvermos num programa de televisão quanto ao entrarmos numa 'viagem' induzida por drogas ou pelo álcool. (...) O hábito de ver televisão distorce a sensação de tempo. Torna as outras experiências vagas e curiosamente irreais, enquanto assume para si própria uma realidade maior."


No período em que foi escrito esse livro não existia computador como equipamento "primordial" nos lares, mas ele veio com o efeito "psicoativo" em mesma escala que a televisão.




Agora vamos entrar num campo um tanto polêmico. Será que as drogas da rotina podem ser comparadas às drogas proibidas por lei? Não produziriam elas um efeito tão ou mais devastador na pessoa do que aquela incriminada?

Vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso:

Gálatas 5:19-23:
Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

Evitando as obras da carne e vivendo pelos frutos do Espírito, você alcançará uma vida santa, separada para Deus. (Digamos por ora que para os protestantes a salvação não é alcançada por boas obras, mas pela fé em Jesus Cristo). Mas, até que ponto evitar as obras da carne você terá uma vida plena? Será que viver regrado pelos frutos do Espírito não seria uma maneira de fugir da vida real para alcançar um outro estado, o estado de êxtase (espiritual)? Isso não seria se drogar?

É interessante ver que as pessoas têm pavor à palavra droga, mas se drogam de diversas maneiras. É mais interessante ainda é pensar que essas drogas de fácil acesso (cigarro, internet, comida...) não fazem mais efeito nas pessoas, a ponto de elas precisarem procurar outras drogas, muitas delas ilícitas. Esse não é o verdadeiro problema da sociedade. Problema é criticar e não saber ajudar quem realmente precisa. Muitas das vezes retirar a droga do convívio da pessoa é prejudicial. É um jogo onde não existe certo ou errado. Existe aquilo que funciona e aquilo que não funciona para cada pessoa. E entender os mecanismos individuais de cada um é primordial para cada um. O objetivo desse texto não é tirar ninguém da Igreja, ou instigar as pessoas a cancelarem sua assinatura de TV. Pelo contrário! Isso funciona na vida da pessoa?

Terence McKenna é um grande estudioso do mundo das drogas e do Xamanismo e suas relações com a cultura e o meio. Vale a pena ver seus vídeos e ler seus livros, e esse vídeo encaixa totalmente nessa discussão

É isso aeh! Bom, o assunto é meio pesado, mas suponho que gere bastante discussão. Essa ideia ainda está em construção e pode esperar que logo aparece mais coisas.

Por enquanto é só!

Abraços!

9 comentários:

  1. Cara, penso q tudo em demasia acaba por se tornar algo viciante e prejudicial, ótimo tema, realmente muita gente não tolera essa dscussão, hipocrisia talvez?
    ah! o vídeo é otimo! poste mais coisas do McKena!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho certeza que vocês dois são pseudo-ripes qui fazem um curso de filosofia numa facudade paga mas ainda mora com os pais e nunca trabalharam na vida!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, muito bem escrito, parabéns! Gostaria de saber sua opinião a respeito do chá de santo Daime.

    Beijux

    ResponderExcluir
  4. .cara, sustentar esse tema é saber que discussões intermináveis vão rolar, justamente pela hipocrisia que rola como o herege falou....parabens pelo texto, muito bom...o blog ta foda

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo,
    Deve ser muito bom ter algumas certezas na vida né não? =)
    Mas cara, q diabos vem a ser um pseudo-ripe??

    ResponderExcluir
  6. Cara anônima,

    O chá de santo daime é uma experiência mais que psicodélica. Na verdade, trata-se de um objeto ritualístico que pode ser muito útil na vida da pessoa a partir do momento em que ela entra em contato com o chá. É considerada por McKenna uma droga "visionária" (assim como a psilocibina), pois com ela voce tem acesso ao seu interior e tem a chance de corrigir falhas erros no seu caráter, nas suas atitudes, no seu modo de pensar etc. Vale ressaltar que é um instrumento (ou pode ser considerado assim), portanto, devemos considerar que algumas pessoas não precisam mais desse "instrumento" para interiorizar-se e menos ainda para se corrigir, pois já alcançaram o nível de iluminação. São os considerados Xamãs. Mas esse assunto Herege e eu vamos abordar em um post dedicado somente a esse tema, por ser tão delicado e depender de assuntos que ainda não postamos.

    É muito bom ver que as pessoas estão participando! Obrigado e mandem sugestões e assim o blog irá melhorar a cada dia!

    ResponderExcluir
  7. Desculpe a demora pra responder os comentários, mas é que tenho que deixar tudo em dia antes das férias do trabalho e da facul... Na medida do possível estarei postando mais. =)

    ResponderExcluir
  8. e onde que eu acho esse chá?? vcs podem arranjar pra mim?(pago bem) ;)

    ResponderExcluir
  9. ê, quero falar tb! adorei o tema, é super recorrente, o filme "requiem de um sonho" fala disso, né.. queria dizer para o Rodrigo, que segundo Marcuse (um filósofo! =O), a jornada de trabalho que cumprimos atualmente é não só desnecessária para a sobrevivência das pessoas (poderíamos trabalhar muitíssimo menos pela tecnologia atual), como devastadora para a Terra. Trabalhamos abusivamente(8h por dia) pela acumulação, não tem nada de digno, essas horas arrancadas de nós funcionam como DROGA, efetivmente. pq? não sobra tempo p/ ter uma observação honesta da realidade que vivemos quando se está pensando em "subir na vida", que "o trabalho dignifica o homem" e que filosofia é coisa vagabundo. Precisamos nos livrar desses raciocínios prontos para nos pensarmos não como "cidadão" ou "consumidor", mas enquanto humanos, uma parte da imensa natureza terrestre. bjos

    ResponderExcluir