sexta-feira, 27 de março de 2009

Sobre a Paralisia do Sono

Você está deitado (a), abre os olhos e percebe que não pode se mexer. Sem nenhum motivo lógico, você se da conta que não pode controlar seu corpo e que está parcialmente estático,epenas seus olhos podem mover-se. Em seguida a sensação de que alguma coisa está se aproximando, sente então como se uma corrente elétrica passasse por seu corpo juntamente com a sensação de que algo o sufoca, um arrepio extremante gelado sobe pela espinha, vozes e barulhos começam a surgir, imagens estranhas, vultos e seres disformes aparecem e aproximam-se de você.

Neste momento o medo da experiência bizarra o possui, tudo o que mais deseja é livrar-se desta situação, tenta gritar e não consegue, tenta chamar alguém para que te ajude, mas, da mesma forma, falha, e o medo toma você por completo.
No auge de seu desespero, percebe que aos poucos a sensação de sufocamento ameniza, as imagens e ruídos somem, seu corpo começa a responder e devagar você consegue sair deste longo estado de medo e agonia, descobrindo que todo esse tempo passou em apenas poucos minutos.

Image Hosted by ImageShack.us


Basicamente essas são as principais características da Paralisia do Sono, sendo que determinadas características são mais acentuadas em algumas pessoas do que em outras.

O medo desse fenômeno nos acompanha desde muito tempo, o desconforto da experiência e a estranheza dos sons e imagens que ocorrem durante o processo, justificam o pavor que muitos sentem ao experienciar a P.S. E claro, como qualquer fenômeno estranho e decorrente, em todo o mundo há muitas lendas a respeito do mesmo. Por Ex:

Em algumas regiões da Europa existe a crença em um ser, pequeno, gordo e muito feio, que anda pela noite acompanhado de um cavalo com aspectos humanos, em busca de vitimas para atormentá-las durante a noite. Ao escolher a vitima que dorme tranquilamente, pula sobre ela e a imobiliza, a vitima indefesa nada pode fazer a não ser vivenciar o horrível ataque e esperar que o pequeno demônio se satisfaça com o medo causado e vá embora com seu cavalo, deixando-a em paz.

Image Hosted by ImageShack.us


No Brasil, algumas pessoas temem a Pisadeira, um ser assombroso que durante a noite vaga pelos telhados em busca de pessoas que foram deitar-se logo após uma farta refeição.
Descrita como uma mulher magra, com unhas cumpridas e sujas, cabelos desgrenhados, boca escancarada, olhos vermelhos e com sua gargalhada característica. Assim como nosso pequeno demônio europeu a Pisadeira pula sobre o desafortunado e com suas forças malignas o imobiliza até que se satisfaça com o medo do infeliz que acompanha tudo sem poder fazer absolutamente nada.

Image Hosted by ImageShack.us


Na China a P.S é conhecida como guǐ yā shēn que significa literalmente “corpo pressionado por um fantasma”.

Esse fenômeno NATURAL ocorre no estagio do sono classificado como R.E.M o estagio onde os sonhos são mais vívidos. Por algum motivo a pessoa acorda nesse estagio e ainda se mantém em estado de letargia(que é um mecanismo que nosso corpo utiliza para nos impedir de sairmos andando por ai enquanto dormimos e sonhamos) acompanhada de Alucinações hipnagógicas. Fora as pessoas com determinados distúrbios de sono, todos passam por esse estagio em algum momento do sono, mas na maioria das vezes esses momentos não são lembrados.
A P.S ocorre geralmente antes de despertar ou antes de adormecer, com mais freqüência na primeira situação referida e é comum pessoas narcolépticas terem com mais freqüência. Apesar dos estudos, não há uma afirmação exata a respeito da fisiologia da P.S. infere-se que ela é causada devido a uma inibição pós-sináptica de neuronios motores na ponte do tronco cerebral.

Algumas das possíveis causas da paralisia são:

1- Deitar-se após uma refeição com a barriga para cima
2- Stress elevado
3- Mudanças repentinas no ambiente
4- Uso de drogas alucinógenas
5- Cansaço extremo
6- Sono induzido com alguma substancia
7- Indução proposital sem o auxílio de substancias


Apesar de todas as crenças e citações a respeito da Paralisia, é importante saber que quando ela ocorre sem o uso de substancias tóxicas e ou entorpecentes, é TOTALMENTE inofensiva, não mata, não causa seqüelas, não levará você para o inferno e não irá durar para sempre.
E o mais importante, é a porta de entrada para os Sonhos Lúcidos, que será o próximo assunto que eu irei abordar aqui, tentarei dissertar um pouco a respeito do mundo dos ONIRONAUTAS.

Aconselho a todos a encararem as imagens e os sons (sei por experiência própria que não é fácil), nada de mal irá acontecer, logo após essa parte assustadora você entra no mundo paralelo dos Sonhos Lúcidos, garanto que no mínimo será impressionante. Mas caso você tenha muito medo pra encarar os sons e imagens bizarras e queira sair desse estado, é bem simples, comece a mexer as pontas dos dedos, logo seu braço irá responder e na seqüência todo seu corpo. Pronto! você estará livre da Paralisia, fácil assim.

Então era isso, espero que todos troquem o medo do desconhecido pela experiência nova que esta por vir!

Obrigado e até a próxima


sexta-feira, 6 de março de 2009

Sobre a Realidade

Qual a realidade em que você vive?

Você acredita viver apenas em uma realidade?

Durante nosso desenvolvimento, aprendemos coisas que são passadas de geração a geração, ainda no útero materno recebemos tais informações e vamos aos poucos aceitando como nossa verdade. Muitas das nossas crenças estão fortemente coladas em nossas mentes a ponto de ser inaceitável olhar de forma crítica para as mesmas.

E se um dia você recebesse uma forte pancada com um bastão de baseball bem no meio dessa sua caixa de ossos que guarda essa massa cinzenta e preconceituosa e perdesse todas as lembranças, todos os aprendizados, todos os seus conhecimentos e se encontrasse num outro continente, com outras pessoas totalmente diferentes das quais você conviveu antes da pancada libertária e tivesse que aprender uma nova realidade?

Qual seria a sua reação, quando aos poucos relembrasse sua antiga verdade e confrontasse com a nova? Qual seria a correta? o que lhe serviria de base para identificar a sua realidade?

Convido você a tentar experienciar uma nova realidade, sem precisar utilizar o bastão de baseball, antes reserve 2 horas de sua vida e assista ao video,caso não consiga ver tudo de uma só vez, faça como Jack The Ripper, vá por partes.

Seja bem vindo ao ZeitGeist:





Então era isso!

Obrigado e até a próxima!