sexta-feira, 27 de março de 2009

Sobre a Paralisia do Sono

Você está deitado (a), abre os olhos e percebe que não pode se mexer. Sem nenhum motivo lógico, você se da conta que não pode controlar seu corpo e que está parcialmente estático,epenas seus olhos podem mover-se. Em seguida a sensação de que alguma coisa está se aproximando, sente então como se uma corrente elétrica passasse por seu corpo juntamente com a sensação de que algo o sufoca, um arrepio extremante gelado sobe pela espinha, vozes e barulhos começam a surgir, imagens estranhas, vultos e seres disformes aparecem e aproximam-se de você.

Neste momento o medo da experiência bizarra o possui, tudo o que mais deseja é livrar-se desta situação, tenta gritar e não consegue, tenta chamar alguém para que te ajude, mas, da mesma forma, falha, e o medo toma você por completo.
No auge de seu desespero, percebe que aos poucos a sensação de sufocamento ameniza, as imagens e ruídos somem, seu corpo começa a responder e devagar você consegue sair deste longo estado de medo e agonia, descobrindo que todo esse tempo passou em apenas poucos minutos.

Image Hosted by ImageShack.us


Basicamente essas são as principais características da Paralisia do Sono, sendo que determinadas características são mais acentuadas em algumas pessoas do que em outras.

O medo desse fenômeno nos acompanha desde muito tempo, o desconforto da experiência e a estranheza dos sons e imagens que ocorrem durante o processo, justificam o pavor que muitos sentem ao experienciar a P.S. E claro, como qualquer fenômeno estranho e decorrente, em todo o mundo há muitas lendas a respeito do mesmo. Por Ex:

Em algumas regiões da Europa existe a crença em um ser, pequeno, gordo e muito feio, que anda pela noite acompanhado de um cavalo com aspectos humanos, em busca de vitimas para atormentá-las durante a noite. Ao escolher a vitima que dorme tranquilamente, pula sobre ela e a imobiliza, a vitima indefesa nada pode fazer a não ser vivenciar o horrível ataque e esperar que o pequeno demônio se satisfaça com o medo causado e vá embora com seu cavalo, deixando-a em paz.

Image Hosted by ImageShack.us


No Brasil, algumas pessoas temem a Pisadeira, um ser assombroso que durante a noite vaga pelos telhados em busca de pessoas que foram deitar-se logo após uma farta refeição.
Descrita como uma mulher magra, com unhas cumpridas e sujas, cabelos desgrenhados, boca escancarada, olhos vermelhos e com sua gargalhada característica. Assim como nosso pequeno demônio europeu a Pisadeira pula sobre o desafortunado e com suas forças malignas o imobiliza até que se satisfaça com o medo do infeliz que acompanha tudo sem poder fazer absolutamente nada.

Image Hosted by ImageShack.us


Na China a P.S é conhecida como guǐ yā shēn que significa literalmente “corpo pressionado por um fantasma”.

Esse fenômeno NATURAL ocorre no estagio do sono classificado como R.E.M o estagio onde os sonhos são mais vívidos. Por algum motivo a pessoa acorda nesse estagio e ainda se mantém em estado de letargia(que é um mecanismo que nosso corpo utiliza para nos impedir de sairmos andando por ai enquanto dormimos e sonhamos) acompanhada de Alucinações hipnagógicas. Fora as pessoas com determinados distúrbios de sono, todos passam por esse estagio em algum momento do sono, mas na maioria das vezes esses momentos não são lembrados.
A P.S ocorre geralmente antes de despertar ou antes de adormecer, com mais freqüência na primeira situação referida e é comum pessoas narcolépticas terem com mais freqüência. Apesar dos estudos, não há uma afirmação exata a respeito da fisiologia da P.S. infere-se que ela é causada devido a uma inibição pós-sináptica de neuronios motores na ponte do tronco cerebral.

Algumas das possíveis causas da paralisia são:

1- Deitar-se após uma refeição com a barriga para cima
2- Stress elevado
3- Mudanças repentinas no ambiente
4- Uso de drogas alucinógenas
5- Cansaço extremo
6- Sono induzido com alguma substancia
7- Indução proposital sem o auxílio de substancias


Apesar de todas as crenças e citações a respeito da Paralisia, é importante saber que quando ela ocorre sem o uso de substancias tóxicas e ou entorpecentes, é TOTALMENTE inofensiva, não mata, não causa seqüelas, não levará você para o inferno e não irá durar para sempre.
E o mais importante, é a porta de entrada para os Sonhos Lúcidos, que será o próximo assunto que eu irei abordar aqui, tentarei dissertar um pouco a respeito do mundo dos ONIRONAUTAS.

Aconselho a todos a encararem as imagens e os sons (sei por experiência própria que não é fácil), nada de mal irá acontecer, logo após essa parte assustadora você entra no mundo paralelo dos Sonhos Lúcidos, garanto que no mínimo será impressionante. Mas caso você tenha muito medo pra encarar os sons e imagens bizarras e queira sair desse estado, é bem simples, comece a mexer as pontas dos dedos, logo seu braço irá responder e na seqüência todo seu corpo. Pronto! você estará livre da Paralisia, fácil assim.

Então era isso, espero que todos troquem o medo do desconhecido pela experiência nova que esta por vir!

Obrigado e até a próxima


28 comentários:

  1. Realmente é uma experiência um tanto desconfortável, e nos pega em momentos de seníbilidade ...Mas com certeza não mata....Legal !!!


    P.S: fico feliz em saber que gostas de ler o que escrevo....Valeuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente acho qui isso é uma grande farsa e também acho qui é muito impossível axistir esse negócio de sonho lúcido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala sua boca eu ja passei isso 300 vezez e eu te juro por deus e pelo demonio ja passei por isso e sei oque e tomara que se passe isso so pra ver se e ou nao real dai responda essa pergunta:sera que e real eu respondo eeeeeeeeeeeeeeeeee simmmmmmm eu tenho isso

      Excluir
  3. Muito legal o seu texto sobre paralisia do sono..! nem sabia que isso existia..rs.! O Rapha teve isso uma vez e achou que fosse algum espírito..r.s.. Bom saber que é algo inofensivo... =)
    bjuuu
    Karla

    ResponderExcluir
  4. ainda há muito para se descobrir sobre a capacidade da mente humana !!!
    acredito na paralisia do sono, embora ainda nao tenha passado por essa experiência !
    ahh muito interessante o texto, o tema e muito bem escrito!
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Apesar de alguns não acreditarem na P.S. (o assunto não foi inventado de um dia para outro, tem-se base empírica e cientifica) , há estudos que apontam que até 60% da população mundial já passou por essa experiência pelo menos uma vez na vida. Li tbm que pode ser denominada como catalepsia projetiva ou astral ( projeciologia e conscienciologia respectivamente). E segundo a medicina “... a impossibilidade de movimentar-se pode ser assustadora. “Alucinações hipnagógicas (são alucinações de imagens e sons) podem ocorrer junto com a paralisia...” O texto foi muito bem escrito e o autor tem autoridade suficiente para tal.

    ResponderExcluir
  6. eu tenho a paralisia de sono e as primeiras experiencias foram terriveis hoje eu já não me assuto , e fico ansioso para ter essas experiencias todos os dias , mais isso não acontece quando a gente quer ,por isso gostaria de saber qual é a porcentagem da população que tem a ps

    ResponderExcluir
  7. Alex,
    Tb tenho paralisia a mais de 20 anos pelo q me lembro, quando era criança sentia um medo horrivel, mas depois estudando sobre o assunto comecei a entender e a explorar os sentidos, com o tempo vc consegue ter com mais frequencia, existem técnicas para ajudar na indução. Qnto a porcentagem da população, não se tem um estudo aprofundado a respeito dessas estatisticas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde 40% da população mundial sofre de algum dsturbio do sono, então sabemos q menos de 40% das pessoas sofrem de P.S no mundo. Mas, estamos esperando por uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema.
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  8. putz.....eu tenho P.S frequentemente, e confesso que ja nem ligo para os rostos estranhos saindo da parede, ou a sensação que tem alguem em cima de min !!

    ResponderExcluir
  9. A Paralisia do Sono pode até ser natural, mas as presenças demoníacas atuam da mesma forma, ao imobilizar uma pessoa, sem deixar ela se mexer ou falar. E a ação demoníaca pode acontecer até mesmo ao você acabar de entrar no quarto e estar plenamente consciente de tudo, ao ponto de perceber algo assim e conseguir levantar rapidamente. A paralisia do sono realmente tem a ver com dormir mal, mas se a pessoa tem dormido bem, se alimentado bem, dormido na hora certa, ainda assim pode ocorrer coisas estranhas, que se podem se estender a outros cômodos da casa e que no início se parecem muito com paralisia do sono. Geralmente quando você percebe que algo está realmente errado e que não é natural, a movimentação tende a aumentar, dormindo, acordado, luz acesa ou não, não faz mais diferença. Ne tudo é tão fácil de explicar. Só quem viveu e vive esse tipo de coisa, sabe o que é natural e o que não é. Que cada um seja inteligente o suficiente para perceber.

    ResponderExcluir
  10. O problema é atribuir ao sobrenatural coisas que são naturais, podem até ser estranhas, mas são naturais. A P.S ocorre TODAS AS NOITES COM TODOS NÓS, mas poucos lembram-se do processo. Demônios são criações e invenções humanas, o corpo se paralisa por razões fisiológicas e não demoníacas, a probabilidade de um demônio paralisar seu corpo é a mesma do papai noel fazer o mesmo, se vc acreditar acontece!A interação com os planos sutis são facilitadas com a P.S isso é fato. E dessas interações ocorrem coisas que eu me espanto mesmo hj, tendo o controle da P.S.
    Como diria um antigo professor meu: Não confunda Zéca Roceiro com Zé Carroceiro.

    ResponderExcluir
  11. Pow a primeira vez q eu tive isso fiquei muito assustado...Nossa eu vi um cara fumando um charuto..Pensei q ele ia m pega XD..ow eu fasso isso mexe os dedos para escapar xD..

    ResponderExcluir
  12. Isso aconteceu comigo 2 vezes em menos de 1 ano nas duas foi assustador na 1° eu senti que eu havia pegado em uma mão grande e fria igual a da descrição da pisadeira --' e não é invenção minha. já na 2 ° eu senti que havia alguém do meu lado foi muito ruim, nas duas eu tentava gritar e não sai nada e aos poucos minha voz voltou e o legal e que o susto e medo passa tão rapido nem parece que vc sentiu.
    Agora minha única duvida é como fazer para aproveitar quando eu estiver tendo P.S ? ficar parado e sentir as coisas ? já me falaram que se eu quiser eu posso fazer com que meu espirito saia do corpo hmm. sera que isso é verdade ?

    ah e seu texo realmente é muito bom parabéns

    ResponderExcluir
  13. Daniel, é mais ou menos isso mesmo!! muitas pessoas usam outro nome no lugar de "espírito" mas que vc sai, vc sai sim. Digo por experiencia própria. Aguente firme as P.S tente "mergulhar nela" que vc vai ver oque acontece. Vai ser no mínimo impressionante.Leia sobre Sonhos Lucidos aqui no Blog, e continue nos acompanhando! Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Alexandro c lopes , eu tenho a P.S é orivel mesmo, mais, mesmo sabendo que é um disturbio mental, não duvido que possa ser algo `SOBRENATURAL`.

    ResponderExcluir
  16. Helton, Todas as vzs q tive P.S foi sempre após a um alto grau de stress, desde pequeno isso me acompanha, sentia muito medo com as aparições e sem poder me mouver era terrivel! conhecendo mais sobre esse fenômeno fica mais fácil de lidar, excelente trabalho ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  17. EXISTE SIM... ACONTECEU COMIGO EU VI A COLCHA DA MINHA CAMA SE TRANSFORMA EM UM CAVALO VI TAMBEM UMA MENINA NO ESPELHO E ISSO EU PARALISADO NA CAMA SEM PODER ME MECHER DESESPERADO...

    FOI MUITO LEGAL JA TIVE 5 EXPERIENCIAS TODAS POR CAUSA DA INSONIA...

    ResponderExcluir
  18. Gente isso é sério, eu tenho quase direto, é nojento, pq meu P.S é sempre com imagens, tenho sensação q são criançãs ou duendes, eles me mordem, me incomodam, comecei a mudar ritmo ao me deitar, e parou um pouco, estou indo dormir com refeição leve, Cara adorei seu texto, mas nao tem como não ficar com medo, é horrivel...

    ResponderExcluir
  19. para rodrigo, é possivel sim, ja sai do corpo flutuei no espaço, tem horas q é até legal, mas qdo é com imagens de terror ai quero acordar logo, eu durmo com minha filha, ja avisei ela, sobre assunto, e qdo ela percebe q algo nao esta bem comigo ela me acorda, tem dado certo.

    ResponderExcluir
  20. Comigo isso acontece desde os 15 anos,hoje tenho 23 anos,e consigo controlar a paralisia,ao ponto de identificar quando ela vem e assim evita-la,mas,já não me assusto com a mesma,muitas vezes deixo acontecer,tenho controle também em passar por esse processo consigo decidir quando deve acontecer.Tenho na media de duas a quatro paralisias semanais,as vezes passa de 07 vezes na semana.

    ResponderExcluir
  21. Olá o blog está otimo , bom eu tenhi P.S a algum tempo e como eu li sua respota anterior vc dizia para "mergulhar nela" como faço isso ? é que as vezes eu tento me deixar levar e parece que to caindo em um buraco negro sem fundo e eu vou caindo caindo e me sentido sufocado eu nunca tentei até o final por medo de ficar "preso nisso".

    ResponderExcluir
  22. Ola Rafael,
    É exatamente isso mesmo, "caia no buraco negro".
    Deixe a coisa acontecer sem tentar sair. Vc vai sentir q o sufocamento ameniza. Não se preocupe q vc naum vai ficar preso pra sempre. Aliás, depois q vc passar por este estágio de "cair no abismo" vc se sentirá mais livre do q nunca. Vc entrará nos sonhos Lúcidos, e isso é só o começo...

    ResponderExcluir
  23. Obg por responder tão rapidamente ,vou fazer isso

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho P.S há 4 anos, nunca vi imagens e sons nenhum, só fico paralisado mesmo. Teve uma época que eu estava tendo todos os dias. Quando comecei a ter no início aos 16 anos de idade, eu ficava desesperado, e acredito que se você ficar desesperado tentando se mexer, gritar e se levantar, piora, mas hoje em dia já estou acostumado, fico só esperando tranquilamente ele passar, e acredito que assim passe mais rápido, mas nunca vi e escutei nada.

    ResponderExcluir
  25. Já tive paralisia do sono.. Um tempo atrás estava tendo quase que todas as noites! Fico muito assustada, as vezes durmo com a minha irmã e peço pra ela me acordar se notar algo errado. A primeira vez eu tinha 6 anos aproximadamente, hoje tenho 23. Teve uma vez que estava muito cansada e havia comido muito. Logo depois de me deitar (pego no sono muito rápido) senti um peso no peito e não conseguia me mexer. Tentei gritar. O estranho é que mesmo de olhos cerrados consigo ter uma visão panorâmica do meu quarto. Ouvi minha irmã se movimentar no corredor. Conseguia perceber tudo que estava acontecendo ao meu redor, sentia como se estivesse gritando muito alto, mas nenhum som saía da minha boca. Com muito esforço e muito assustada fui voltando aos poucos.. Perto de voltar ouvi um chiado, como uma televisão fora do ar próximo ao meu ouvido. Acordei e falei para a minha irmã que meu celular estava dando interferência. Resolvi pesquisar e vi que várias pessoas também ouvem chiados, zumbidos e até coisas piores (credo1).. Todas as vezes que tenho fico bem apreensiva porque sou medrosa naturalmente! Nunca tive a sorte de mergulhar em um sonho lúcido, quero voltar ao normal logo! Mas seria bem interessante.. Boa sorte nas tentativas de vocês =D

    ResponderExcluir
  26. Ja tive isso, mas graças ao Senhor Jesus..nunca mais aconteceu essa experiência assustadora e bizarra.. A ultima vez que aconteceu foi horrível.. Um ser maligno tentou me amarrar e depois me sufocar... Tentava gritar e mexer meu corpo, mas n conseguia..me concentrei pensando em Deus..aí acordei com a sensação de morte.. Foi traumatizante. Não desejo essa experiência p ninguém...

    ResponderExcluir
  27. Olá já tive várias vezes isso.
    No meu caso eu parecia que realmente iria morrer uma sensacao que sugava minhas energias e logo parecia que
    Meu corpo não iria resistir ..
    Já tive várias uma vez uma espécie de fumaça negra(demônio) entrou pelo meu ouvido e casou um Strondo..
    Hoje tenho mas experiência sou obreiro de uma igreja e estudo área de batalha espiritual .. E quer vcs acreditem ou nao isso são demônios se alimentando do seu medo ..
    E eu lhes encorajo a dizer no meio de uma paralisia o seguinte ( Jesus )
    Vocês irão ver que Jesus existe e que ele realmente tem autoridade e poder sobre principados ,potestades e hostes espirituais ( criaturas das trevas demônios)..
    Esses demônios conseguem agir por meio de legalidade ou seja pelo pecado ou em pessoas servas de Deus que entram em batalha por almas em oração e acabam recebendo retaliação.
    Meu conselho é não brinque com o mundo espiritual diabo não brinca de ser diabo ...
    Clame a Jesus quando estiver sendo atacado ; ele é Deus o criador do céu da terra dos anjos , demônios e tudo que existe..
    Tiago 2:19 ►
    Crês, tu, na existência de um só Deus? Fazes bem! Até mesmo os demônios crêem e tremem.

    ResponderExcluir