terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sobre o Papai Noel, a Amanita Muscaria e a Coca - Cola.

O dia 25 de dezembro hoje em dia - Por conta da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) - é associado ao nascimento de um cara barbudo e cabeludo que andava sobre a água, ressuscitava mortos e que acabaria morrendo crucificado. A mesma data também é associada a um gordo vestido de vermelho que, a meia noite entra nas casas das pessoas para deixar algum presente debaixo de uma arvorezinha cheia de luzes e bolas coloridas. A história do cabeludo nós já vimos AQUI, a do dia 25 de Dezembro vimos AQUI, e agora veremos um pouco da história deste gordo vestido de vermelho.


Existia um povo numa época remota onde hoje se localiza a Sibéria, que vivia de acordo com as tradições Xamãnicas da região e da época (E hoje naquela região ainda há um povo descendente que vive de maneira semelhante), eram conhecidos como O Povo das Renas.



As renas eram consideradas sagradas para aquele povo, eram vistas como a manifestação de um Grande Espírito que, invocado pelos Xamãs, auxiliava nas decisões para resolução dos problemas individuais e comunitários. Na sua viagem astral, para encontrar com os espíritos superiores ,os Xamãs em transe, utilizavam um trenó astral conduzido por renas voadoras.



De acordo com suas tradições Xamânicas, este povo realizava um ritual no Solstício de Inverno, para celebrar o término de um ciclo e dar boas vindas ao novo. Para realizarem esta celebração, os Xamãs iam em busca de um ingrediente essencial para todo o ritual, a Amanita Muscaria.

Ao saírem pela manhã para coletarem os cogumelos, os Xamãs vestiam-se com casacos grandes e botas reforçadas feitas de couro de rena e um saco para guardarem suas coletas. Estes simpáticos cogumelos geralmente crescem em lugares específicos e, com condições específicas, comumente depois de uma noite de muito orvalho aos pés de árvores da família das Pinaceae, em lugares onde a neve ainda não encobriu toda a vegetação. Uma das árvores desta família é o Abeto.



Agora imaginem esta arvorezinha coberta de orvalho, logo nas primeiras horas da manhã com os raios de sol refletindo nas pequenas gotas, fazendo com que pareçam pequenas luzes que acendem e apagam. Isso te lembrou algo?

Ao retornarem para suas casas ( Que eram muito parecidas com aquelas casinhas dos índios que vemos nos desenhos do Pica-pau, só que bem maiores), os Xamãs utilizavam a abertura que ficava na parte superior ( Isso mesmo, a Chaminé da casa) para entrarem, pois, muitas vezes a neve tinha encoberto a entrada principal. Dentro da casa já havia uma estrutura feita com galhos de Abeto, próximos a fogueira central da casa, onde os Xamãs penduravam os cogumelos para que estes pudessem ser desidratados, com o intuito de diminuir sua toxicidade e liberar ainda mais suas propriedades enteógenas.

Depois de todo este preparo, no dia da festa/celebração/ritual os Xamãs distribuíam os Cogumelos(presentes) entre os membros do povoado e, todos comemoravam o Solstício de Inverno chapadões de cogumelos, comendo churrasco de rena e bebendo pra caralho.



Depois de alguns séculos a ICAR reuniu características destes Xamãs, com características de diversas outras divindades pagãs, inventou e modificou algumas coisinhas aqui outras acolá e criaram um santo para ser assimilado por todos, surgindo assim a figura de São Nicolau com seus trajes verdes.



Mais alguns séculos depois, um desenhista e alquimista chamado Thomas Nast fez uma representação de São Nicolau, usando as três cores da Alquimia, o preto, o branco e o vermelho (Albedo, Nigredo e Rubedo) em um de seus trabalhos. No final do Séc. XX a Coca-Cola fez uma puta de uma propaganda maciça de seu produto, usando o desenho de Nast. E assim, finalmente todos assimilaram a imagem do Papai Noel que temos hoje.



Então meu amigo cristão, se você celebra o Natal acreditando estar homenageando seu deus, reveja seus conceitos.

E já que é pra celebrar, façamos da maneira mais próxima da original, não temos Amanita Muscaria, mas temos a Psilocybe cubensis, não temos carne de rena mas temos carne de gado e para beber opções não faltam, eu vou de cerveja!

Então era isso! Espero ter conseguido passar a bola.
Até a próxima.

5 comentários:

  1. Que mistureba...eu sabia que aquele gordo vermelho só podia ser idéia da Coca...Chegou o Nataaaaaaaaal,já chegou... e eu odeio essa musiquinha idiota!

    ResponderExcluir
  2. Lisi,

    Pois é... A grande maioria das lendas e mitos no final são uma espécie de amálgama que se cria de diversos outros personagens... Algumas vezes essas misturas são intencionais e tendenciosas, esse é o problema. ¬¬

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo post, o estilo e as informações são sempre mt legais.. hauha tinha ouvido q alguém - um xamã- numa alucinação com amanita viu o trenó com renas (nesse lugar q tem renas e amanita)... essa versão faz mt mais sentido, as chaminés, td... e a modernidade usando como quer as crenças dos antigos (excluindo partes da hist.. como sempre). bjoka

    ResponderExcluir
  4. Salve aê Herege!
    Eu também costumava ser chamado assim por uns vizinhos...kkkkkk... Valeu pela visita no Tiras e Colocas, venho me esforçando pra manter aquela bagaceira. Em relação ao Banner não tenho tido problemas com relação a ele. Será q o lance não é no tamanho para ser enquadrado junto aos outros? No mais me manda um banner teu que incluo lá tb, a união faz a força e força excessiva gera hemorroidas!!!
    Tamo junto!!! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Opa! Não precisa nem mandar o Banner! Achei e inclui!!!

    ResponderExcluir